Feng Shui

design com harmonia

É uma prática metafísica que usa sistemas e ideais do Taoísmo e escolas de cosmologia na China Antiga. É uma filosofia e uma forma de entender nosso lugar no mundo natural, bem como nossa conexão com o cosmos. Feng shui não é design ou decoração, mas os princípios e ideais do feng shui podem inspirar a maneira como você decora um espaço. Você pode projetar um espaço da perspectiva do feng shui, e podemos usar a filosofia do feng shui ao aplicar elementos básicos de design, como luz e cor.

O princípio fundamental do feng shui é uma conexão com o mundo natural. O termo feng shui vem de um poema e se traduz em "vento" e "água". Estes são dois elementos da natureza que precisamos para sobreviver. Nossos corpos precisam de vento (respiração) e água para funcionar. Muitos de nós vivemos vidas desconectadas da natureza, e o feng shui nos permite trazer energias naturais de volta para nossas casas.

Criando Harmonia

No feng shui, queremos criar harmonia. Do ponto de vista do design, o uso adequado dos elementos e princípios do design resulta em harmonia. Ao projetar sua casa usando os princípios do feng shui de yin e yang, os cinco elementos e o fluxo de qi, você pode criar um espaço harmonioso, solidário e estimulante.

Luz Natural (Yin e Yang)

Uma maneira de abordar o design usando os princípios do feng shui é considerar a luz natural em sua casa com o conceito de yin e yang . Usar a luz natural intencionalmente pode aumentar nosso qi e energia pessoais. É importante respeitar nosso ritmo circadiano e permitir que a luz natural seja filtrada, o que estimula seu corpo a acordar e dormir em horários apropriados.

A luz brilhante é a energia yang, que é estimulante e nos põe em movimento. Luz fraca e escura e escuridão são energia yin, que é calma e repousante. Você precisa de um equilíbrio de ambos, não muito de um ou de outro.

Traga a natureza com os cinco elementos

Os cinco elementos , também chamados de cinco fases, são diferentes tipos de energia, ou qi, que nos compõem e ao mundo ao nosso redor. Este sistema é inspirado nos ciclos da natureza e vem do Taoísmo. Cada elemento tem sua própria assinatura e características. Os elementos também podem ser representados através de certas cores, formas e materiais, e usá-los em sua decoração é uma maneira de trazer a energia dos cinco elementos para sua casa.

Os cinco elementos são fogo, terra, metal, água e madeira. Cada elemento tem nuances e camadas, mas para simplificar, aqui estão as energias principais para cada elemento: madeira é crescimento, fogo é claridade, terra é aterramento, metal é conclusão e água é sabedoria.

Elemento Fogo

  • Energia: Clareza, inspiração
  • Cor: Vermelhos
  • Forma: Triângulo
  • Material: Fogo, iluminação

Elemento Terra

  • Energia: Estabilidade, aterramento
  • Cor: Amarelo, tons de terra
  • Forma: Quadrado
  • Material: Pedra, cerâmica

Elemento Metálico

  • Energia: Beleza, precisão
  • Cor: Branco, metalizado
  • Forma: Redondo
  • Material: Metal

Elemento Água

  • Energia: Profundidade, intuição
  • Cor: Preto
  • Forma: sem forma
  • Material: Água, espelhos

Elemento de madeira

Energia: Crescimento, cura

  • Cor: Verdes , Teals
  • Forma: Colunas
  • Material: plantas, árvores.

 

Melhorando o fluxo de energia.

Outra coisa que observamos no feng shui é o fluxo de energia, ao longo de um espaço. Podemos aplicar esse princípio ao projetar um espaço observando o layout.

Uma coisa que sempre observamos é se os móveis principais de uma sala estão na posição de comando. Isso é especialmente importante para camas, mesas e fogões. Se esses itens estiverem sob controle, você poderá ver a porta, sem estar diretamente alinhado com a porta, quando estiver deitado na cama, sentado em sua mesa ou cozinhando no fogão. Estar no comando ajuda a deixá-lo à vontade em um nível subconsciente, porque você está mais ciente do seu ambiente e de qualquer coisa que possa estar vindo em sua direção. Isso pode se traduzir em estar mais ciente de possíveis oportunidades ou obstáculos em sua vida, o que o ajuda a se sentir mais preparado e no controle. Se sua cama, mesa ou fogão não estiver na posição de comando, o melhor a fazer é movê-lo para uma posição que permita ver a porta e toda a extensão. Isso nem sempre é uma opção, especialmente quando se trata de fogões,

Também analisamos o fluxo geral de um espaço. Você quer ter espaços abertos que permitam a coleta de energia para que possa nutrir os moradores da casa. Se um espaço estiver muito apertado, provavelmente não há espaço suficiente para a energia fluir livremente. Isso pode levar à estagnação da energia, que pode representar bloqueios ou obstáculos.

fonte: https://www.thespruce.com/anjie-cho-4689333